Início do menu.

Notícia

Retornar para página inteira
Voltar

REDUÇÃO DE ÁGUA E ENERGIA: SUA ATITUDE FAZ DIFERENÇA!

Data de criação: 04/5/2016 00:27:00

O Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ) vive momentos difíceis. Cortes orçamentários de 90% no investimento e 30% no custeio, determinados pela Lei Orçamentária Anual (LOA) para o ano de 2016, impõem à Administração deste Regional tomar medidas - algumas vezes duras - para a contenção de despesas. 

Neste momento de crise, a colaboração de todos é fundamental. Se nos esforçarmos para reduzir as contas de água e de energia no TRT/RJ, mais recursos poderão ser destinados a ações e projetos importantes para a 1ª Região. Para tanto, a Comissão Permanente de Responsabilidade Socioambiental (CPRSA) lança uma Campanha de Redução do Consumo de Água e Energia, voltada a todos os usuários dos fóruns do Regional fluminense. 

Mas vale lembrar que não estamos falando apenas do momento atual. Está em jogo também o futuro das próximas gerações. Devemos ter em mente que os recursos naturais são escassos e que, portanto, uma cultura de economia desses bens precisa ser cultivada e sedimentada. Independentemente das crises financeiras - que vêm e vão -, o planeta pede racionalidade no consumo de água e de energia. 

Se cada um fizer sua parte, a diferença será sentida a curto, médio e longo prazo. Colabore!

COMO ECONOMIZAR ENERGIA: 

  • Desligue o monitor do computador ou coloque a máquina em modo de economia de energia quando não estiver na sua estação de trabalho.
  • Frigobar: mantenha desligado quando não estiver sendo utilizado; regule a temperatura no inverno, ajustando o termostato para evitar desperdício de consumo; desligue no recesso; verifique se a porta do aparelho está vedada corretamente.
  • Observe o funcionamento inadequado de lâmpadas e informe ao setor de manutenção.
  • Ar-condicionado: feche completamente portas e janelas quando ele estiver ligado; desligue o aparelho ao final do expediente (locais com aparelhos individuais); se a temperatura estiver desagradável, informe ao setor responsável, mas NUNCA abra as janelas.
  • Não faça uso de tomadas tipo "benjamim" e extensões. Além do desperdício de energia, há risco de aquecimento e desgaste dos fios, queima de equipamentos e até de incêndio.
  •  Evite acender luzes em locais com iluminação natural.

ATENÇÃO AOS RESPONSÁVEIS PELO DESLIGAMENTO DAS LUZES! 

As luzes das áreas de circulação, dos banheiros coletivos, das copas e das demais áreas de uso comum dos prédios do TRT/RJ deverão ser desligadas às 18h, sendo mantidas acesas apenas aquelas necessárias à segurança do local. De acordo com o Ato nº 11/2016, a verificação do cumprimento do horário cabe:

- À Coordenadoria de Segurança nos prédios da capital, de Duque de Caxias, de Niterói, de Nova Iguaçu e de São Gonçalo.

- Às Divisões de Apoio às Varas do Trabalho nos prédios das Varas do Trabalho de Cabo Frio, de Campos dos Goytacazes, de Itaguaí, de Macaé, de Nova Friburgo, de Petrópolis, de Resende, de São João de Meriti e de Volta Redonda.

- Aos diretores de Vara do Trabalho nos prédios das Varas Únicas do Trabalho. 

COMO ECONOMIZAR ÁGUA: 

  • Informe ao setor de manutenção se algo não vai bem com torneiras e descargas.
  •  Feche a torneira enquanto escova os dentes ou lava a louça, se esta não dispuser de temporizador.
  • Não jogue objetos no vaso sanitário. Isso evita acionar a descarga muitas vezes.
  • Reserve uma garrafa para beber água, evitando a lavagem excessiva de copos. E atenção: usar copo plástico também não é uma atitude sustentável!

 

nova assinatura aic