Início do menu.
Início do conteúdo.

Ultimas Notícias

Voltar

TRT/RJ INICIA PREPARAÇÃO PARA A XIV SEMANA NACIONAL DA CONCILIAÇÃO

Data de criação: 11/10/2019 17:41:00

Na tarde desta sexta-feira (11/10), o Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região realizou um encontro preparativo para a XIV Semana Nacional da Conciliação, que será realizada entre os dias 4 e 8 de novembro. A ação nacional é realizada todos os anos pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com a participação dos tribunais, e consiste em um esforço concentrado do Poder Judiciário para solução de conflitos judiciais por meio da mediação e da conciliação. 

Para o encontro, realizado no Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Soluções de Disputas da Capital (Cejusc-CAP, localizado no prédio-sede), foram convidados servidores de cada uma das varas do trabalho do Rio de Janeiro, com o objetivo de formentar maior integração entre unidades judiciárias com o Cejusc, além de promover a conscientização dos servidores sobre a necessidade de se ampliarem os esforços para a promoção da conciliação. O foco da reunião foram as atividades que serão realizadas durante a XIV Semana Nacional da Conciliação, durante o qual serão inseridos cerca de 750 processos em pauta no Cejusc. 

MONTAGEM COM FOTOS DO PÚBLICO E DO DESEMBARGADOR
Momentos da reunião realizada no prédio-sede do TRT/RJ

A reunião foi conduzida pelo coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) e do Cejusc-CAP de segundo grau, desembargador Cesar Marques Carvalho, e pelo diretor da Secretaria de Apoio à Efetividade Processual (SAE), Francisco Pinheiro. Entre outros assuntos, eles abordaram a importância dos métodos consensuais para a solução célere dos conflitos; o funcionamento do Cejusc-CAP - como é feita a triagem dos processos, a marcação de pautas conjuntas envolvendo uma única empresa, etc; e o apoio que é dado pelo Cejusc às varas do trabalho parceiras.    

SOBRE A SEMANA NACIONAL DA CONCILIAÇÃO

A Semana Nacional da Conciliação integra a Política Judiciária Nacional de tratamento adequado dos conflitos de interesses no âmbito do Poder Judiciário, prevista na Resolução nº 125, instituída pelo Conselho Nacional de Justiça em 2010.

Para a Semana Nacional da Conciliação, os tribunais selecionam os processos que tenham possibilidade de acordo e intimam as partes envolvidas no conflito. Caso o cidadão ou a instituição tenha interesse em incluir processo em que seja parte para julgamento na Semana, deve procurar, com antecedência, o tribunal em que o caso tramita.

Se você tem algum processo trabalhista em andamento, na primeira ou na segunda instância, e deseja fazer um acordo, preencha o formulário disponível neste link.

assinatura da aic