Ultimas Notícias

Voltar

PARTICIPE DA SEMANA DO MEIO AMBIENTE DO TRT/RJ

Data de criação: 24/5/2018 06:20:00

gari vestido de amarelo apoiado sobre o globo terrestre fazendo sinal de ok e a expressão campanha jogue limpoO Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) vem aí. Para celebrar essa data, conscientizar os cidadãos sobre a importância das questões ambientais e estimular o engajamento ativo de todos na proteção da natureza, a Comissão Permanente de Responsabilidade Socioambiental (CPRSA) do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ) preparou a Semana do Meio Ambiente, com ações voltadas para magistrados, servidores e público em geral, de 4 a 9/6.

Este ano, a Semana do Meio Ambiente do TRT/RJ será marcada por uma campanha de estímulo à coleta seletiva: "Jogue Limpo". No Regional fluminense, a coleta seletiva está implantada integralmente nos prédios da capital, bem como nos municípios de Niterói, Nova Friburgo e Campos dos Goytacazes. A campanha "Jogue Limpo" visa a aumentar a conscientização de todos sobre a importância da adequada separação de resíduos a fim de reduzir a degradação ambiental causada pelo consumo. Ao separar o lixo, facilita-se o seu tratamento e diminuem-se as chances de impactos nocivos para o ambiente e para a saúde da vida no planeta, incluindo a vida humana.

Confira a programação completa da Semana do Meio Ambiente:

1) Dia 4 de junho, das 15h às 16h, no Fórum da Lavradio (Rua do Lavradio, nº 132 - auditório do 10º andar)

Palestra "Problemática do Lixo e Soluções Sustentáveis", com Bruno Lamy, biólogo da diretoria de Serviços Especiais e Ambientais da Comlurb - Partindo da definição sobre o que é lixo, o palestrante vai abordar a importância da separação do lixo, contar curiosidades, fornecer estatísticas recentes sobre o assunto e dar dicas sobre como cada cidadão pode contribuir para reduzir a poluição ambiental.

Presença do gari passista Renato Sorriso

Lançamento da campanha do TRT/RJ de incentivo à coleta seletiva, ''Jogue Limpo''

Público-alvo: todos os interessados

Inscrições aqui

2) Dia 5 de junho, das 14h às 15h, no prédio-sede do TRT/RJ (Rua da Imprensa, s/nº, 9º andar - sala 4 da Escola Judicial)

Palestra "O Caminho do Lixo", com Priscila Zidan, engenheira química com especialização em Gestão Ambiental, mestrado em Ciências e MBA em Gestão de Negócios, além de sócia-diretora da Evolui Consultoria Ambiental - A palestrante vai abordar a criação e o funcionamento do Centro de Tratamento de Resíduos - CTR Rio, em Seropédica, a partir de abril de 2011, em substituição ao antigo aterro controlado de Gramacho. Com ele, a cidade do Rio de Janeiro passou a dispor de uma unidade licenciada para a destinação final de seus resíduos. Isso viabilizou também o encerramento dos lixões de Seropédica e Itaguaí. Sendo uma central de tratamento que recebe cerca de 10 mil toneladas de resíduos por dia, o CTR Rio destaca-se por seu tamanho e tecnologias de controle ambiental. Essa unidade está integrada a um sistema de transferência e transporte dos resíduos sólidos urbanos, de modo a minimizar os impactos viários e garantir a confiabilidade da prestação deste tipo de serviço essencial.

Público-alvo: todos os interessados

Inscrições aqui

3) Dia 9 de junho, às 10h30

Visita ao Museu do Amanhã - Praça Mauá, nº 1 - Centro do Rio de Janeiro - A sustentabilidade é um tema onipresente do Museu do Amanhã, a começar pelo seu projeto arquitetônico. Entre as ações de arquitetura estão a utilização de água da Baía de Guanabara no sistema de ar condicionado e a captação de energia solar através de painéis fotovoltaicos instalados na cobertura do edifício. Outro recurso natural do qual o museu tira proveito é a luz solar. A cobertura do edifício, na qual foram instalados painéis solares, se movimenta de acordo com a trajetória do Sol ao longo do dia, o que potencializa a captação de energia. A seleção de materiais empregados na construção do museu também foi realizada a partir de critérios ambientais, com preferência a materiais com componentes reciclados, baixa toxidade, alta durabilidade e produzidos próximos ao local da obra e uso de madeira certificada FSC.

Público-alvo: magistrados e servidores do TRT/RJ

Inscrições aqui  

Outras informações:

- Valor da entrada do museu: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)
- Pagamento no local
- Grupo restrito a magistrados e servidores com, no máximo, três acompanhantes
- Desistências após a inscrição devem ser comunicadas à Cdis (email cdis@trt1.jus.br ou telefones (21) 2380-6726 / 6726 / 6766)
- Inscrições limitadas

SAIBA MAIS SOBRE A SEMANA DO MEIO AMBIENTE

A participação nas palestras será computada para fins de obtenção do adicional de qualificação pelos servidores do TRT/RJ.

Serão ofertadas mudas de plantas aos participantes dos eventos, cedidas gratuitamente pela Cedae.