Início do menu.
Início do conteúdo.

Ultimas Notícias

Voltar

ESCOLA JUDICIAL DO TRT/RJ CONVIDA PARA LANÇAMENTO DE DOCUMENTÁRIO NESTA 4ª F (3/7)

Data de criação: 01/7/2019 10:40:00

cartaz de divulgação do documentárioA Escola Judicial (EJ1) do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ) convida para o lançamento do documentário “Eu, um outro: uma experiência na Justiça do Trabalho”, que será realizado no dia 3/7, a partir das 16h, no auditório da Firjan (Centro).  O documentário registra a experiência de magistrados da Justiça Trabalhista na condição de pesquisadores ativos, ao vivenciarem um dia ocupando um posto de trabalho em posição subordinada, como garis, faxineiros, copeiros, cobradores de ônibus e operadores de caixa, entre outros.

Fruto do projeto “Vivendo o trabalho subalterno”, o filme reúne depoimentos de juízes e desembargadores, trabalhadores, juristas e outros especialistas debatendo a importância do trabalho no mundo e sua relação com a subjetividade do ser humano. Assista ao teaser.

Além da exibição do filme, haverá debate com os participantes e o lançamento do livro “Vivendo o Trabalho Subalterno” – composto por relatos de magistrados que participaram da primeira edição do projeto. Participam do debate Fernando Braga, professor e psicólogo que coordena a atividade, e a juíza de direito Andréa Pachá, que prefaciou o livro.  

SOBRE O PROJETO

O projeto “Vivendo o trabalho subalterno” – que teve início em 2017 e já está em sua terceira edição – consiste em uma atividade de pesquisa da Escola Judicial que tem o objetivo de oferecer aos magistrados conteúdos curriculares que os preparem para as complexidades vivenciadas em seu cotidiano de trabalho e os capacitem para o relacionamento com aqueles para os quais oferecem a prestação jurisdicional.

Segundo a EJ1, ao se posicionarem momentaneamente em contato intersubjetivo com empregados e empregadores do segmento econômico, os magistrados-pesquisadores têm a possibilidade de vivenciar a etnografia – metodologia das Ciências Sociais que  estuda um objeto pela vivência real do contexto onde este se insere.

SERVIÇO

Evento: Lançamento do documentário “Eu, um outro: uma experiência na Justiça do Trabalho” + lançamento do livro “Vivendo o Trabalho Subalterno”

Dia e hora: 3/7/19, às 16h

Local: Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) - Rua Graça Aranha, nº 1, 13º andar, Centro, Rio de Janeiro – RJ (Salão Copacabana)

Confirmação de participação: por este link

Outras informações: escola.judicial@trt1.jus.br

assinatura_AIC