Início do menu.
Início do conteúdo.

Ultimas Notícias

Voltar

EXPOSIÇÃO "UM MUNDO SEM TRABALHO INFANTIL" ESTÁ NO FÓRUM DE NOVA IGUAÇU

mostra trabalho infantil
Data de criação: 11/10/2019 13:21:00

A exposição itinerante "Um Mundo sem Trabalho Infantil", iniciativa do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem da Justiça do Trabalho, em parceria com o Centro Cultural do Regional fluminense (CCTRT/RJ), chega nesta sexta-feira (11/10) ao Fórum de Nova Iguaçu (Rua Dr. Athayde Pimenta de Moraes, 175 Centro - Nova Iguaçu).

A mostra reúne mais de 18 banners com imagens e explicações sobre as múltiplas faces do trabalho infantil no Brasil e já passou pelo Passadiço Cultural (servidão que liga o Fórum da Rua da Lavradio ao da Avenida Gomes Freire) e pela Central do Brasil. 

JUSTIÇA DO TRABALHO CONTRA O TRABALHO INFANTIL

Em 11 de novembro de 2013, o Conselho Superior da Justiça do Trabalho instituiu o Programa de Combate ao Trabalho Infantil no âmbito da Justiça do Trabalho – hoje denominado Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem. Seu objetivo, em resumo, é desenvolver, em caráter permanente, ações voltadas para a conscientização sobre o tema, erradicação do trabalho precoce, bem como para a adequada profissionalização do adolescente. No âmbito do TRT/RJ, atuam como gestores regionais do Programa o desembargador José Luis Campos Xavier e a juíza do trabalho Adriana Leandro de Sousa Freitas.

A Organizaçao Internacional do Trabalho (OIT) define trabalho infantil como "tudo aquilo que priva crianças de sua infância, seu potencial e sua dignidade, e que é prejudicial ao seu desenvolvimento físico e mental". A Constituição da República do Brasil veda o trabalho antes dos 16 anos, excetuando a condição de aprendiz, a partir de 14.

assinatura_AIC