Quem somos

foto do prédio sede do trt

Bem-vindo!

A Justiça do Trabalho é o ramo do Poder Judiciário responsável por julgar e conciliar as ações que envolvem conflitos entre trabalhadores e empregadores e outras controvérsias decorrentes das relações de trabalho. O Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ) é o órgão da Justiça do Trabalho com jurisdição em todo o estado do Rio de Janeiro.

Nossa atuação é distribuída por 146 varas do trabalho, 10 turmas e 2 seções especializadas. Também compõem a estrutura do TRT/RJ órgãos como o Tribunal Pleno (composto por 54 desembargadores), o Órgão Especial (constituído por 16 desembargadores), a Presidência e a Corregedoria Regional, além das unidades de apoio administrativo e judiciário.

Alinhados às disposições das instâncias superiores do Judiciário – como o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) –, buscamos executar nossas atividades com eficácia e eficiência, perseguindo o aperfeiçoamento contínuo, a fim de oferecer os melhores serviços ao cidadão.

Conheça alguns dos conceitos que norteiam a atuação do TRT/RJ:

Nossa missão:
Realizar justiça, no âmbito das relações de trabalho, contribuindo para a paz social e o fortalecimento da cidadania.

Nossa visão:
Ser reconhecido perante a sociedade como instrumento efetivo de justiça célere e comprometida com a garantia dos direitos decorrentes das relações de trabalho.

Nossos valores:
Acessibilidade
Agilidade
Comprometimento
Efetividade
Eficiência
Ética
Inovação
Resiliência
Respeito à diversidade
Segurança jurídica
Sustentabilidade
Transparência
Valorização das pessoas

Esse conjunto de conceitos e princípios constitui a identidade estratégica do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região e serve para balizamento e alinhamento organizacional dos principais macroprocessos finalísticos da instituição.

Saiba mais sobre o Planejamento Estratégico do TRT/RJ. 

 

Acesse também outras informações sobre o Tribunal:

Composição da Administração

Órgãos Julgadores 2º Grau

Varas do Trabalho e Postos

Estrutura Organizacional