Resposta: A obtenção de senha pode ser feita apenas por quem já esteja cadastrado no PJe, acessando (com o token inserido no computador) o menu Configuração -> Pessoa -> Cadastro de senha. Marcar a opção "sim" no campo "permitir acesso à consulta processual utilizando login e senha"; digitar uma senha que contenha, no mínimo, oito caracteres e conter, no mínimo, três das seguintes opções: um número, uma letra maiúscula, uma letra minúscula ou um caractere especial. Em seguida, clicar em "atualizar senha".
A senha de acesso sem certificado digital só pode ser efetuada por quem já possui cadastro prévio no sistema PJe. Em todo caso, é uma senha que não permite assinatura/protocolo.
Apenas com o certificado digital é possível se cadastrar no sistema PJe. No caso de advogados que já possuem o cadastro e estão sem o certificado digital, é possível que cadastrem a senha de acesso sem token pelo link "esqueci minha senha" (conforme imagem abaixo).
Seguem orientações de cadastro abaixo para quando já estiver em posse de seu certificado digital:
Para se cadastrar no Sistema PJe utilizado pelo TRT 1ª Região - 1º Grau, acesse, através do navegador Mozilla Firefox, o link http://pje.trt1.jus.br/primeirograu/login.seam com seu certificado digital (token) conectado ao computador, clique no botão azul "CERTIFICADO DIGITAL" e digite a senha "PIN".
Feito isso, o cadastro começa automaticamente, sendo que todos os dados devem ser preenchidos (endereço, telefone, e-mail etc.). Após, assine o Termo de Compromisso digitalmente.
Caso deseje se cadastrar no 2º grau, acesse o link http://pje.trt1.jus.br/segundograu/login.seam e repita os procedimentos acima.
Sugerimos que, depois de já cadastrado, acesse a tela inicial do PJe (https://pje.trt1.jus.br/primeirograu/login.seam) e utilize a opção "Esqueci minha senha".
O procedimento deve ser realizado em ambas as instâncias:
1º Grau - https://pje.trt1.jus.br/segundograu/login.seam;
2º Grau - https://pje.trt1.jus.br/segundograu/login.seam), cadastrando-se preferencialmente a mesma senha para evitar conflitos.
A senha cadastrada deve possuir pelo menos oito caracteres e conter no mínimo três das seguintes opções:
- número;
- letra maiúscula;
- letra minúscula; ou
- caractere especial
Então, para acessar a "Consulta ao andamento processual" sem certificado digital, clique no link:
https://consultapje.trt1.jus.br/consultaprocessual/home.
Após, clique em "Acesso Restrito" na parte inferior da tela. O usuário é o CPF do advogado e a senha, a que cadastrou. Digite o número do processo, clicando na lupa "Pesquisar" à direita. Ou acione uma das opções entre os menus na parte inferior da tela.
Essa senha pode ser utilizada para consultar processos em audiência, pelo aplicativo JTE (no celular) e também através dos links:
- https://consultapje.trt1.jus.br/consultaprocessual/pages/consultas/ConsultaProcessual.seam/home - clique em "acesso restrito" na parte inferior da tela
- http://pje.trt1.jus.br/primeirograu/login.seam (1º grau)
- http://pje.trt1.jus.br/segundograu/login.seam (2º grau)
OBS.1: A sua máquina deve estar adequadamente configurada ao uso do PJe. O navegador homologado para acessar o sistema PJe- JT é o Mozilla Firefox e deve ser instalado ao menos um dos dois assinadores compatíveis, quais sejam, o Shodo (preferencialmente) e o PJeOffice. O download pode ser realizado através do link http://pje.trt1.jus.br/primeirograu/login.seam, clicando-se em "Modo de assinatura" (acima do botão azul onde se lê "CERTIFICADO DIGITAL").
OBS.2: É imprescindível a leitura do Manual do Advogado e da legislação referente ao PJE-JT (Lei nº 11.419/06, Resolução 185/2017 do CSJT, etc.) para se familiarizar com o sistema e evitar eventuais equívocos no peticionamento.
OBS.3: Processos com segredo/sigilo podem ser visualizados somente acessando o PJe com certificado digital.
OBS.4: Se a senha deixar de funcionar, informe-nos (pelo e-mail: pjeapoio@trt1.jus.br) para que seja aberto incidente junto à Seção de Tecnologia da Informação do Tribunal. Em todo caso, geralmente é possível reativá-la pelo mesmo procedimento acima.
Links úteis:
https://pje.csjt.jus.br/manual/index.php/Manual_Advogado
https://www.trt1.jus.br/web/guest/pje/problemas-comuns-e-orientacoes
https://www.trt1.jus.br/web/guest/pje/legislacao