PJe-Calc Cidadão

O PJe-Calc é o Sistema de Cálculo Trabalhista desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, a pedido do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, para utilização em toda a Justiça do Trabalho como ferramenta padrão de elaboração de cálculos trabalhistas e liquidação de sentenças. Visa a uniformidade de procedimentos e a confiabilidade na apuração dos resultados.

Destinado, inicialmente, apenas aos usuários internos, a ferramenta teve o seu uso ampliado com o desenvolvimento do PJe-Calc Cidadão, versão desktop (sem a necessidade de conexão com a internet) do PJe-Calc, direcionada para advogados, peritos e o público em geral, que não requer conexão à Internet, com as mesmas funcionalidades da versão utilizada nos TRTs, o que garante a padronização na elaboração de cálculos trabalhistas apresentados no processo.

A utilização do PJe-Calc para confecção dos cálculos é regulamentada pelo artigo 22 da Resolução CSJT 185/2017:

§ 6º Os cálculos de liquidação de sentença iniciada a partir de 1º de janeiro de 2021, apresentados por usuários internos e peritos designados pelo juiz, deverão ser juntados obrigatoriamente em PDF e com o arquivo “pjc” exportado pelo PJe-Calc.(Redação dada pela Resolução CSJT n. 284, de 26 de fevereiro de 2021)
§ 7º Os cálculos juntados pelos demais usuários externos deverão ser apresentados em PDF e, a critério dos interessados, preferencialmente acompanhados do arquivo “pjc” exportado pelo PJe-Calc. (Incluído pela Resolução CSJT n. 284, de 26 de fevereiro de 2021)
§ 8º Nos casos de que trata o § 7º, a Secretaria da Vara deverá lançar no PJe os valores efetivamente devidos, conforme cálculos de liquidação homologados, atualizando tais registros sempre que necessário. (Incluído pela Resolução CSJT n. 284, de 26 de fevereiro de 2021)

 

PJe-Calc para usuários internosClique aqui para acessar o sistema.

 

PJe-Calc Cidadão para usuários externos - Siga as instruções a seguir para instalar o sistema em seu computador.

Os requisitos e instruções para a instalação do Sistema constam do Manual de Instalação da versão desktop, publicado no link abaixo:

Manual de Instalação do PJe-Calc Cidadão (PDF)

Manual de Instalação do PJe-Calc Cidadão (ODT) 

Para utilizar o PJe-Calc Cidadão, baixe o Instalador homologado para Windows 7/8/8.1/10 de 64 bits:

 

 

Tabelas Auxiliares do PJe-Calc Cidadão

Após a primeira instalação do PJe-Calc Cidadão, é necessário baixar as Tabelas Auxiliares que contém os índices de correção, alíquotas de contribuição e bases de valores legais que são utilizados na elaboração de cálculos trabalhistas.

As Tabelas Auxiliares publicadas para o mês de referência constam do link abaixo. Clique com o botão direito do mouse no link e depois vá em "salvar como" para salvar o arquivo no local desejado e, logo após, realize a importação do arquivo no sistema, conforme orientação do Manual de Instalação e/ou no Tutorial de atualização das tabelas auxiliares  PJe-Calc Cidadão - arquivo em .IDC.

 

Mês de Referência: Novembro/2021

Data da Publicação: 08/11/2021

 

A atualização das Tabelas Auxiliares precisa ser realizada mensalmente, após a publicação dos valores do novo mês de referência. Os procedimentos estão descritos no Manual de Instalação da versão desktop.

 

Orientações adicionais

Orientações quanto à utilização do PJe-Calc e suas funcionalidades estão publicadas no Manual do Usuário e no Tutorial.