Notícias

Voltar

TRT/RJ RECONHECE EMPENHO DE EMPRESAS E PROFISSIONAIS NA PROMOÇÃO DA CONCILIAÇÃO

Data de criação: 19/6/2018 09:03:00
          

 

FOTO DAS AUTORIDADES E DOS PROFISSIONAIS HOMENAGEADOS, DE PÉ, UM DELES SEGURANDO O CERTIFICADOO Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ) realizou, na tarde desta terça-feira (19/6), no salão nobre do Fórum Ministro Arnaldo Süssekind (prédio-sede), uma cerimônia para homenagear empresas e profissionais que se destacaram na promoção da cultura da conciliação na Justiça do Trabalho fluminense, durante a 4ª Semana Nacional da Conciliação Trabalhista, que foi realizada em todo o país de 21 a 25/5.

Ao abrir o evento, o presidente do TRT/RJ, desembargador Fernando Antonio Zorzenon da Silva, ressaltou e agradeceu mais uma vez o trabalho realizado por todos os magistrados e servidores do Tribunal em prol da conciliação, e informou que o Regional finalizou a Semana Nacional da Conciliação Trabalhista em terceiro lugar entre os tribunais regionais do trabalho em valores de acordos homologados, o que configura um excelente resultado.

A vice-presidente do TRT/RJ e coordenadora do Cejusc-CAP de segundo grau, desembargadora Rosana Salim Villela Travesedo, destacou o trabalho que já vinha sendo realizado pela Coordenadoria de Apoio à Efetividade Processual (CAEP) e, agora, também pelo Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas da Capital (Cejusc-CAP) de primeiro e segundo graus. "Esforçamo-nos para colocar em pauta todos os processos recebidos, bem como aqueles sugeridos pelas empresas que são nossas parceiras na promoção da conciliação", afirmou.

O juiz do Trabalho Epílogo Pinto de Medeiros Baptista, coordenador do Cejusc-CAP de primeiro grau, abordou o trabalho realizado em parceria com as empresas no tocante aos Planos Especiais de Execução que, conjugado aos esforços de conciliação, tem permitido o encerramento de centenas de ações trabalhistas paralisadas há anos.

Por fim, o coordenador da CAEP, Francisco Pinheiro, informou algumas estatísticas apuradas após o término da 4ª Semana Nacional da Conciliação Trabalhista. No Regional fluminense, foram realizadas 7.337 audiências, com 2.024 acordos homologados. Foram atendidas 23.014 pessoas, totalizando o montante de R$ 89,7 milhões em conciliações. Só em termos de recolhimentos fiscais e previdenciários, o TRT/RJ fluminense arrecadou o valor de R$ 6,2 milhões.

PREMIAÇÃO

Como último ato da cerimônia, foram entregues os certificados de premiação "Empresas com Visão de Consenso (Mediação e Conciliação)" a Banco do Brasil, Cedae, Santander, Nokia, Contax, Brookfield e Itau Unibanco S.A., além de advogados que se destacaram pelo número de conciliações ou pela atuação em mediação, representando tanto trabalhadores quanto empregadores.

Veja outras fotos da solenidade no álbum do TRT/RJ no Flickr.