Notícias

Voltar

Corregedora do TRT/RJ destaca a importância da solidariedade entre as VTs, durante cerimônia de entrega do Selo de Excelência 2019

Data de criação: 06/3/2020 15:11:00

foto dos vencedores da categoria diamanteCom o objetivo de valorizar o trabalho de servidores e magistrados, aprimorar a prestação jurisdicional e incentivar a cultura da excelência no Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ), a Corregedoria do Regional fluminense entregou, na manhã desta sexta-feira (6/3), no auditório do prédio-sede, a certificação Selo de Excelência a 70 varas do trabalho (VTs). Confira as fotos da cerimônia no Flickr.

A certificação possui três categorias  diamante (recebida por 15 VTs), ouro (27 VTs) e prata (28 VTs)  e utiliza como critérios de avaliação o Índice de Desenvolvimento das Varas (IDV), as pendências de ações coletivas antigas na fase de conhecimento, as pendências de grandes litigantes na fase de conhecimento, além das ações colaborativas implementadas no TRT/RJ pelas VTs e compartilhadas no Portal do Conhecimento. O desempenho das VTs foi mensurado de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2019.

Também foram entregues certificados de menção honrosa a três VTs que melhoraram significativamente seus IDVs. Confira aqui a lista, por categoria, das VTs que conquistaram o Selo de Excelência.

De acordo com o presidente do TRT/RJ, desembargador José da Fonseca Martins Junior, a certificação significa o reconhecimento da competência dos servidores e juízes do trabalho, que são a porta de entrada do jurisdicionado ao Poder Judiciário. “Sem vocês, seria inócua qualquer atividade jurisdicional do estado”, afirmou.

A corregedora do TRT/RJ, desembargadora Mery Bucker Caminha, destacou que o Selo de Excelência tem como objetivo – além de reconhecer o trabalho desenvolvido pelos juízes e servidores do TRT/RJ  estimular a solidariedade e o compartilhamento de ideias e soluções entre as unidades. “Não queremos estimular a competição entre as VTs e, sim, incentivar a divulgação de ações que estão dando resultado em uma VT para outras unidades”, explica. A magistrada ressaltou também a importância dos servidores para o cumprimento do papel do TRT/RJ e o aprimoramento da prestação jurisdicional.

A servidora Priscila Rodrigues da Silva  gestora da Divisão de Monitoramento (Dimon), unidade vinculada à Corregedoria do TRT/RJ – apresentou, durante a cerimônia, a análise de indicadores do TRT/RJ relativos ao ano de 2019. De acordo com a servidora, o TRT/RJ obteve uma melhora significativa em indicadores como efetividade da execução (aumento de 63%), sentenças líquidas (aumento de 29%), prazo médio do ajuizamento até o arquivamento (redução de 18%) e efetividade das audiências (aumento de 12%).

fotos da cerimonia
À esquerda: presidente do TRT/RJ, desembargador José da Fonseca Martins Junior, e a corregedora do Regional fluminense, desembargadora 
Mery Bucker Caminha, na abertura da cerimônia de entrega do Selo de Excelência. À direita, o público presente.

Durante o mesmo período, o Regional fluminense reduziu o prazo médio do ajuizamento até a sentença (4%), aumentou o IDV (4%) e diminuiu o acervo (3%). Além disso, a servidora destacou que foram homologados mais de 84 mil acordos em todas as fases processuais e encerradas quase 64 mil execuções (53% por acordo ou pagamento).

assinatura_AIC