Notícias e Mídias

Voltar

TRT/RJ COMEMORA 100 ANOS DE NASCIMENTO DE ARNALDO SÜSSEKIND

ARNALDO SÜSSEKIND
Data de criação: 17//2017 08:17:00

Para comemorar os 100 anos de nascimento do jurista Arnaldo Lopes Süssekind, o Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ) está promovendo diversos eventos no mês de outubro. Estão previstas palestras, exposição e lançamento de uma edição especial da Revista do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região em seminário comemorativo no Centro Cultural do TRT/RJ (Av. Presidente Antonio Carlos, 251, Térreo, Centro). 

No dia 19/10, às 18h, será inaugurada a exposição "100 anos de Arnaldo Süssekind", em parceria com o Tribunal Superior do Trabalho (TST), com fotos, documentos e objetos pessoais do jurista que ajudam a contar a história da Justiça do Trabalho brasileira. Na oportunidade, haverá uma palestra com o ministro do TST Aloysio Correa da Veiga, intitulada "Centenário de Arnaldo Süssekind: o humanista responsável pela construção do Direito do Trabalho".

No mesmo dia, será lançada uma edição especial da publicação jurídica do Regional Fluminense, a Revista do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região. A edição especial, intitulada "Arnaldo Lopes Süssekind: Homenagem ao Centenário de seu Nascimento", traz entrevistas antigas concedidas pelo homenageado, além de artigos e entrevistas com ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e do TST sobre a importância do jurista para o Direito do Trabalho no Brasil.

A manhã do dia 20/10 será destinada a palestras. Às 9h30, o advogado Luis Inácio Barbosa Carvalho apresentará a palestra "Arnaldo Süssekind". Às 11h, o ministro do TST Alexandre Agra Belmonte vai abordar o tema "Homenagem da Academia Nacional de Direito do Trabalho ao Ministro Arnaldo Süssekind" .

As inscrições para as palestras podem ser feitas pelos telefones 2380-6253 / 6254 ou pelo e-mail ace@trt1.jus.br. 

SAIBA MAIS SOBRE ARNALDO LOPES SÜSSEKIND

Um dos nomes mais relevantes do Judiciário Trabalhista brasileiro, Arnaldo Lopes Süssekind nasceu em 9 de julho de 1917. Graduou-se em Direito pela então Universidade do Brasil e, em 1942, com 24 anos de idade, integrou a comissão - nomeada por Getúlio Vargas - para elaborar a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

imagem_Sussekind
Arnaldo Lopes Süssekind

Foi ministro do Trabalho e Previdência Social do governo Castelo Branco (de abril de 1964 a dezembro de 1965), procurador-geral da Justiça do Trabalho, ministro do TST (1965 a 1971) e representante do Brasil na Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Ao longo de sua vida, escreveu cerca de 20 livros jurídicos e 26 títulos coletivos. Integrou a Academia Brasileira de Letras Jurídicas, a Academia Iberoamericana de Derecho del Trabajo y de la Seguridad Social, a Academia Luso-brasileira de Direito do Trabalho e a Comissão de Peritos da OIT. Ganhou o prêmio Teixeira de Freitas do Instituto dos Advogados do Brasil e mais de 40 condecorações nacionais e internacionais. Participou de mais de 200 congressos como conferencista.

Em 18 de agosto de 2008, foi homenageado pelo TRT/RJ. O Regional Fluminense nomeou seu prédio-sede de Fórum Ministro Arnaldo Süssekind. A importância do jurista justificou a exceção concedida, já que a legislação não permite dar nome de pessoas vivas a prédios públicos. 

O jurista faleceu no dia 9 de julho de 2012, na cidade do Rio de Janeiro, data em que completou 95 anos. Seu velório foi no Centro Cultural do TRT/RJ, localizado no fórum que até hoje tem seu nome.

(Matéria originalmente publicada no dia 6/10/17)