Governança

Governança Institucional

Segundo definição do Tribunal de Contas da União (TCU), governança organizacional é a aplicação de práticas de liderança, estratégia e controle, que permitem aos mandatários de uma organização (que administra recursos públicos) e às partes nela interessadas avaliar sua situação e demandas, direcionar sua atuação e monitorar o seu funcionamento, de modo a aumentar as chances de entrega de bons resultados aos cidadãos, em termos de serviços e políticas públicas.

Sistema de governança

 

Governança de TIC

A Governança de Tecnologia da Informação e Comunicações (TIC) é um conjunto de boas práticas que buscam garantir que os serviços de TIC suportem e maximizem adequadamente os objetivos e estratégias definidas, adicionando valor aos serviços entregues, fazendo o gerenciamento dos riscos e obtendo o retorno sobre os investimentos. Dessa forma, visa-se conseguir o alinhamento da TIC com o negócio, verificando se os resultados obtidos estão em conformidade com os objetivos estratégicos do TRT/RJ.

Acesse o Portal de Governança de TIC do TRT/RJ

 

Indicadores de Governança

São instrumentos que permitem ao TRT/RJ avaliar seu grau de desenvolvimento organizacional, social e ético, contribuem para o aperfeiçoamento da transparência e da prestação de contas perante a sociedade e refletem o andamento das ações que estão sendo realizadas para o cumprimento da missão institucional.

Índice Integrado de Governança e Gestão (iGG) – Levantamento realizado pelo TCU, por meio do qual o órgão sistematiza informações sobre a situação de governança pública e gestão em organizações federais, de maneira a identificar os pontos mais vulneráveis e induzir melhorias nessas áreas. Para mais informações, consulte o site do TCU.

Prêmio CNJ de Qualidade – Criado em 2019, em substituição ao antigo Selo Justiça em Números. A partir de 2020, a pontuação do Prêmio passou a considerar critérios sistematizados em quatro categorias: Governança; Produtividade; Transparência; e Dados e Tecnologia. Para saber mais, consulte o site do CNJ.

Ranking da Transparência – Criado em 2018, tem como finalidade conseguir, com dados objetivos, avaliar o grau de informação disponibilizado aos cidadãos. Informações detalhadas estão disponíveis no site do CNJ.