Gestão Estratégica

Banner páginas Gestão Estratégica

O que é Planejamento Estratégico

O Planejamento Estratégico engloba um conjunto de mecanismos sistêmicos, participativos, inovadores e contínuos e utiliza processos metodológicos para contextualizar e definir o estabelecimento de objetivos, metas, indicadores e iniciativas, a mobilização de recursos e a tomada de decisões, objetivando a consecução da visão de futuro.

Por meio do Planejamento Estratégico, a organização analisa, reconhece e registra a situação atual e faz uma projeção de como ela deseja estar daqui a alguns anos. Em outras palavras, a instituição elabora uma estratégia e define como ela pode ser alcançada.

No Brasil, todos os Tribunais estão alinhados à Estratégia Nacional do Poder Judiciário – instituída pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Os Tribunais Regionais do Trabalho acompanham, ainda, o Modelo de Gestão Estratégica da Justiça do Trabalho, instituído pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).

No TRT/RJ, a estratégia está formalizada no documento intitulado Plano Estratégico (PE) – anteriormente denominado Plano Estratégico Plurianual.

 

Plano Estratégico 2021-2026

 

O Plano Estratégico do TRT/RJ para o ciclo 2021-2026 foi aprovado pelo Órgão Especial do Tribunal em sessão ordinária realizada no dia 13/5/2021. O documento é resultado do trabalho colaborativo de magistrados e servidores do Tribunal, que participaram realizando análises de ambiente, avaliações de desempenho do Tribunal relativas a períodos anteriores e sugestões de indicadores para aferição de resultados para os objetivos estratégicos dos próximos anos.

Alinhado à Estratégia Nacional do Poder Judiciário (instituída pela Resolução 325/2020 do CNJ) e ao Modelo de Gestão Estratégica da Justiça do Trabalho (instituído pela Resolução 259/2020 do CSJT), o plano institucional pretende ser instrumento de base para direcionar o Tribunal rumo ao atingimento local dos macrodesafios nacionais, assim como à realização de sua missão de realizar justiça, no âmbito das relações de trabalho, contribuindo para a paz social e o fortalecimento da cidadania. 

Acesse abaixo:

Plano Estratégico 2021-2026 (PDF) / (XML)

Mapa estratégico (PDF) / (XML)

 

Consulte também:

Gestão Estratégica e Planejamento no CNJ (link para outro sítio) 

Gestão Estratégica no CSJT (link para outro sítio) 

 

Navegue pelo menu lateral (à direita) para conhecer os detalhes dos Planos Estratégicos de ciclos anteriores.

 

Painel da Estratégia

 

Painel da Estratégia apresenta de maneira dinâmica e reunidas num único lugar as principais informações acerca Plano Estratégico 2021-2026, seus objetivos estratégicos traçados, indicadores de desempenho e metas definidas, além dos projetos estratégicos desenvolvidos.

 

Projetos Estratégicos e Indicadores de Desempenho

Conheça os projetos estratégicos desenvolvidos pelo Tribunal e os resultados alcançados nos indicadores de desempenho acessando o Painel da Estratégia.

 

Mais informações sobre a Estratégia Institucional

 

Reuniões de Análise da Estratégia (RAEs)

Conheça também as deliberações do Conselho de Governaça Participativa e Estratégica consultando os relatórios das Reuniões de Análise da Estratégia (RAEs).

 

Planos Táticos e Operacionais

 

Normatização:

Resolução Administrativa nº 8/2021 - Aprova o Plano Estratégico do TRT/RJ para o período de 2021 a 2026 e dá outras providências.

 

Participe da gestão estratégica do TRT/RJ!

Envie e-mail com sugestões para: estrategia@trt1.jus.br

 

Em caso de sugestões para áreas específicas, é possível enviá-las diretamente aos comitês temáticos:

Comitê de Efetividade na Prestação Jurisdicional e de Conhecimento: comite_efetividade@trt1.jus.br

Comitê de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação: ctic@trt1.jus.br

Comitê Gestor Local de Gestão de Pessoas: comite_gestor_pessoas@trt1.jus.br