Apresentação

Quem Somos

A Ouvidoria do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região existe desde o ano de 2005 e foi criada pelo Ato nº 1354, constituindo um canal de aproximação do usuário com a Instituição.

A Ouvidoria é a porta de entrada do cidadão no Tribunal do Trabalho, permitindo o recebimento de denúncias, reclamações, críticas, elogios, pedidos de informação ou sugestões sobre as atividades desenvolvidas por nossos membros, servidores e órgãos da Instituição, objetivando dar efetividade aos processos, oportunidade de melhoria nos serviços e nível de excelência na prestação jurisdicional.

A Ouvidoria conta com uma equipe de atendimento pessoal e telefônico, orientada por servidores com formação jurídica e chefiada por um Desembargador do Trabalho que exerce a função de Ouvidor.

Cada manifestação é analisada e encaminhada ao setor competente para apurar os fatos e adotar as devidas providências, informando o desfecho aos interessados.

Para acompanhar o andamento de sua manifestação, o requerente deverá entrar em contato com a Ouvidoria pelo e-mail ouvidoria@trt1.jus.br ou pelos telefones (21)2262-1579/ 2380-6848/ 6847/ 6195.

Em 2021, o Conselho Nacional de Justiça regulamentou as atribuições das Ouvidorias do Conselho Nacional de Justiça e sua articulação com as demais ouvidorias do Poder Judiciário. Clique aqui e leia a Resolução.

Avalie nosso serviço de registro de Denúncias, Reclamações e demais solicitações, clicando no link abaixo:

http://pesquisas.trt1.jus.br/pesquisas/index.php/216994/lang-pt-BR 

São garantidos o sigilo e a confidencialidade do denunciante.

 

Ouvidoria do Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro

Ouvidor: Desembargador José Luis Campos Xavier

 

 

Palavra do Ouvidor

OUVIDOR
 
 

A Ouvidoria do TRT da 1ª Região muito tem evoluído para aprimorar os serviços prestados à Sociedade e esta evolução vem crescendo com a aplicação de novas ferramentas de trabalho, notadamente em tempos difíceis de isolamento social num contexto pandêmico.

 

É voz corrente que a tecnologia, que traz consigo a chamada Revolução 4.0, deu uma dinâmica nas relações interpessoais e, no Poder Judiciário, como não poderia deixar de ser, trouxe importantes ferramentas de trabalho como a plataforma de vídeoconferência para realização de audiências, sessões de julgamento e reuniões, além da massificação de aplicativos de comunicação instantânea.
Então foi preciso uma mudança comportamental para enfrentar estes novos tempos, desenvolver novas habilidades e assegurar que o atendimento ao jurisdicionado, ao cidadão em geral, não fosse interrompido.

 

Sabemos bem que a Ouvidoria representa a mais pura forma de empoderar o exercício da Cidadania e transformar positivamente o serviço prestado pelo nosso Tribunal. O maior objetivo é, pois, fazer com que as manifestações que nos chegam sejam prontamente atendidas com os meios que dispomos, mas isto tem demandado um empenho grande de toda a equipe que compõe a Ouvidoria do TRT da 1ª Região que precisou se adaptar e buscar recursos pessoais e profissionais para que o trabalho não fosse interrompido, e não foi!
 

Nestas breves palavras, reconheço que, apesar do que a Ouvidoria vem fazendo, muito ainda precisa ser feito pois, afinal, a excelência no atendimento ao cidadão é compromisso diuturno.
 

Estamos prontos para ouvi-los, esta é a nossa missão.

 

José Luis Campos Xavier

Desembargador do Trabalho

Ouvidor do TRT/RJ

Canais de Acesso

 

Icone Manifestação de Ouvidoria 

Icone Requisição de LGPD

Icone Acompanhamento de Manifestação

 

Icone Telefones: 2262-1579 | 2380-6848 | 2380-6847| 2380-6195, das 9h30 às 15h30

 
Icone E-mail: ouvidoria@trt1.jus.br
 
Icone Pessoalmente: Ouvidoria - Av. Presidente Antônio Carlos, 251, Térreo, das 9h30 às 15h30.
 
Icone Cartas: Ouvidoria - Av. Presidente Antônio Carlos, 251, Centro, Rio de Janeiro - CEP: 20.020-010
 
Icone Urnas:
 
Edifício Sede - Fórum Ministro Arnaldo Süssekind - Av. Presidente Antônio Carlos, 251, Castelo - Térreo.
 
Edifício Marquês do Lavradio - Rua do Lavradio 132, Centro - Térreo e 10º andar.
 
Edifício Gomes Freire - Av. Gomes Freire 471 - Térreo. 
 
Icone Ouvidoria Itinerante - Fórum Lavradio - Rua do Lavradio, 132/10º andar, às 5as. feiras, das 9:30 às 15:30h. (SUSPENSO)
 
 
 
O acompanhamento das Denúncias, Reclamações e demais solicitações abertas na Ouvidoria, poderá ser realizado pelos canais de acesso acima listados.
 
São garantidos o sigilo e a confidencialidade do denunciante.
 
Avalie nosso serviço de registro de Denúncias, Reclamações e demais solicitações, clicando no link abaixo:
 
 
 
Icone Em caso de dúvidas sobre Direitos Trabalhistas, reclamações ou denúncias quanto ao cumprimento da legislação trabalhista pelo empregador, acesse a Ouvidoria do Trabalho e Renda da Secretaria de Estado de Trabalho e Renda, a  Ouvidoria do Ministério do Trabalho e Emprego, o plantão de orientação fiscal existente nas Gerências Regionais da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Rio de Janeiro, ou telefone para o número 158 do serviço "Alô Trabalho", disponibilizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego. 

Composição

Ouvidor: DesembargadorJosé Luis Campos Xavier 

Suplente: Desembargardor Carlos Henrique Chernicharo

 

Equipe da Ouvidoria:

Supervisor: Jorge Luis Fernandes da Silva

Felipe Barbosa Adoni

Edilza Wanderleia da Silva Queiros

Dinaurea Carvalho Farias

Patrícia Araujo Rosa Tavarone

 

 

Como Trabalhamos

Recebimento: A manifestação será recebida pela Ouvidoria por meio dos canais de acesso disponibilizados para o cidadão. 

Análise: A Ouvidoria fará uma análise do conteúdo da manifestação. Se observar que ela pode ser respondida sem a necessidade de entrar em contato com outra unidade do Tribunal, será encaminhada uma resposta ao manifestante em um prazo de até 5 dias úteis.  

Por outro lado, na hipótese de a manifestação não ser de simples solução, a Ouvidoria encaminhará o caso para o setor competente, que terá até 20 dias para enviar uma resposta, conforme previsto no Art.16 da Lei 13.460/2017. Caso não haja retorno, o contato será reiterado. O cidadão será informado de todos os trâmites de sua manifestação.

Encerramento: A manifestação somente será encerrada mediante uma resposta satisfatória ao manifestante, o que não significa necessariamente o atendimento ao pleito formulado, mas sim uma resposta esclarecedora, fundamentada e completa.