Ultimas Notícias

Voltar

TRT/RJ implementa o SIF para agilizar o pagamento de créditos trabalhistas

Data de criação: 08/10/2020 15:56:00
A Secretaria Geral Judiciária (SGJ) do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ) comunica aos advogados, jurisdicionados e demais interessados que as varas do trabalho da capital já estão expedindo ordens de pagamento junto à Caixa Econômica Federal (CEF) por meio do Sistema de Interoperabilidade Financeira (SIF). Trata-se de uma ferramenta satélite do sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe) que permite a integração de operações financeiras entre a Justiça do Trabalho e instituições bancárias.
 
O SIF é uma alternativa ao tradicional alvará, embora sua adoção não seja obrigatória, já que transfere os valores a serem recebidos diretamente para a conta do beneficiário. Além de mais ágil, o novo sistema é mais seguro e evita que os beneficiários se desloquem até uma agência da CEF e enfrentem fila para receber seu pagamento.
 
O SIF foi testado durante cerca de 15 dias por sete varas do trabalho piloto: seis da capital e uma fora da capital. Durante esse período, de acordo com a SGJ, foram expedidas quase 700 ordens de pagamento e integradas mais de 50 mil contas da CEF ao sistema.
 
Neste primeiro momento, o SIF permite a integração de operações financeiras apenas com a CEF. Porém, em versão futura, haverá a integração também com o Banco do Brasil. Ainda não há previsão de quando o SIF será utilizado pelas varas do trabalho localizadas fora da capital, pois as agências do interior precisam ser treinadas previamente.
 
Outra funcionalidade do SIF é a geração de boletos (emitidos diretamente pela tela de login do PJe, no menu superior direito), além de controle de saldos e extratos. Outras informações podem ser obtidas no manual do SIF.
 
assinatura AIC