Últimas Notícias

Voltar

TRT/RJ aprova Plano Estratégico para o período 2021/2026

Membros do Conselho de Governança Participativa e Estratégica reunidos
Data de criação: 26/3/2021 10:12:00

O Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ) realizou, na última segunda-feira (22/3), a primeira reunião Conselho de Governança Participativa e Estratégica (CGPE) dentro da nova gestão para tratar dos temas inerentes à estratégia institucional, incluindo a aprovação do Plano Estratégico (PE-TRT/RJ) para o período 2021/2026. O documento define os principais objetivos que irão nortear o órgão nos próximos seis anos.

O encontro começou com a apresentação dos resultados do TRT/RJ do último ciclo, entre 2015 e 2020. Um dos destaques do período foi o alcance na redução do tempo médio da tramitação dos processos, tanto na fase de conhecimento quanto na de tempo médio total do Tribunal. Já em relação às metas relacionadas às áreas de governança e de apoio, mereceram reconhecimento os indicadores associados à execução orçamentária e o de satisfação do público interno focado no clima organizacional.

Plano Estratégico

Em seguida, foram aprovados os elementos que irão compor o Plano Estratégico 2021-2026 do Regional fluminense, entre eles, a missão do órgão que passa a ser: “realizar Justiça, no âmbito das relações de trabalho, contribuindo para a paz social e o fortalecimento da cidadania”, em alinhamento com a Justiça do Trabalho. Já o novo conceito de visão reforça os princípios da agilidade e efetividade com o seguinte objetivo: "ser reconhecida como Justiça ágil e efetiva, que contribua para a pacificação social e o desenvolvimento sustentável do país". Para isso, o tribunal terá como valores a ética, acessibilidade, agilidade, eficiência, transparência, inovação, valorização das pessoas, sustentabilidade, efetividade, comprometimento, segurança jurídica, respeito à diversidade e resiliência.

Os integrantes do CGPE definiram ainda os objetivos estratégicos e a cesta inicial de indicadores - etapa que contou com a atuação prévia dos Comitês de Efetividade na Prestação Jurisdicional e de Conhecimento, de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Gestão de Pessoas - que farão parte do PE-TRT/RJ 2021-2026. A elaboração do plano estratégico do TRT/RJ, como a dos demais Regionais do país, segue o alinhamento com o PE da Justiça do Trabalho, recentemente aprovado por meio da Rede de Governança da instância federal. A rede contou com participação do TRT/RJ no papel de Coordenador do Subcomitê Gestor da Estratégia de Grande Porte e de integrante do Comitê Gestor da Estratégia da JT.

Articulada pela Secretaria de Desenvolvimento Institucional, a reunião contou com os seguintes membros do CGPE: desembargadora Edith Maria Corrêa Tourinho, presidente do TRT/RJ; desembargadora Mery Bucker Caminha, vice-presidente do TRT/RJ; desembargador Jorge Fernando Gonçalves da Fonte, corregedor regional; desembargadora Maria das Graças Cabral Viegas Paranhos e desembargador Alexandre Teixeira de Freitas Bastos Cunha (ambos indicados pela presidência do TRT/RJ); além da desembargadora Carina Rodrigues Bicalho, representante da AMATRA 1; do desembargador Jorge Orlando Sereno Ramos, representante da AJUTRA; desembargador José Luís Campos Xavier (convidado); juiz Flávio Alves Pereira, representante da AMATRA 1; juíza Cláudia Márcia de Carvalho Soares, da AJUTRA; o diretor-geral do TRT/RJ, Luís Felipe Carrapatoso Peralta da Silva; secretária-geral da presidência do TRT/RJ, Cleyde Guerra de Alencar; diretor da Secretaria-Geral Judiciária do TRT/RJ, Fábio Petersen Bittencourt; diretor da Secretaria de Desenvolvimento Institucional do TRT/RJ, Gustavo Galluzzi Nunes Santos; diretora da Secretaria de Orçamento, Finanças e Contabilidade, Maria de Lourdes Pires Bittencourt do TRT/RJ; e Alexandre Fernandes Serpa, representante da ASJT.
 

assinatura_AIC