Início do menu.
Início do conteúdo.

Ultimas Notícias

Voltar

TRT/RJ VAI SEDIAR SEMINÁRIO SOBRE CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS NO DIA 19/11

MULHER NEGRA AO FUNDO, SORRINDO, EM MEIO DE DESENHOS GEOMÉTRICOS
Data de criação: 05/11/2019 11:36:00
A Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ) informa que estão abertas, até o dia 12/11, as inscrições (leia mais abaixo) para o seminário “Cidadania e Direitos Humanos”, organizado pela Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 1ª Região (Amatra 1) e que será realizado no dia 19/11, das 15h30 às 18h30, no prédio-sede do Tribunal.
 
O seminário objetiva formar e sensibilizar operadores do direito sobre a temática dos direitos humanos, considerado o próprio Direito do Trabalho como um direito humano fundamental, na sua faceta de proteção do próprio trabalhador. Além disso, busca ampliar o olhar sobre o fenômeno social do Trabalho para melhor compreendê-lo, observando as desigualdades de gênero, raça e classe.
 
A data (19/11) foi escolhida por ser véspera do dia da consciência negra, data reivindicada pelos movimentos negros como símbolo de luta e mobilização dos negros que foram escravizados, em contraponto ao dia 13 de maio, relacionado à história oficial de concessão pacífica da abolição da escravatura.
 
O tema será abordado a partir de dois grandes eixos (Raça, Gênero e Trabalho; Raça, Colonialidade e Trabalho) e será debatido pelos docentes Raquel Barreto (professora, com mestrado em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, e doutoranda em História pela Universidade Federal Fluminense) e Vantuil Pereira (professor Associado I e diretor do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos Suely Souza de Almeida (NEPP-DH), da Universidade Federal do Rio de Janeiro). Confira mais informações no plano de curso.
 
Para dúvidas, entre em contato com a Escola Judicial: telefones (21) 2380-6495 / 6499; escola.judicial@trt1.jus.br.
 
SERVIÇO:
 
Inscrições (até 12/11):
público interno (magistrado/servidor) – inscrições pelo link; usar login e senha de acesso à rede do Tribunal (o sistema enviará a confirmação por e-mail; serão concedidas horas de atividade formativa e adicional de qualificação);
público externo – inscrições por e-mail; enviar nome completo, e-mail (em letras minúsculas), profissão, empresa/instituição e número de celular (com DDD) para inscricao.ej1@trt1.jus.br.
- Vagas: 40
- Data: 19/11/2019
- Horário: das 15h30 às 18h30
- Local: Prédio-sede do TRT/RJ (Rua da Imprensa, s/nº), 9º andar, sala 2
 
assinatura AIC