Últimas Notícias

Voltar

Primeiras audiências híbridas do TRT/RJ têm início

Presidente e corregedor do TRT/RJ ao lado de duas autoridades posam de pé dentro de sala adaptada para receber audiência híbrida
Data de criação: 20/7/2021 18:30:00

O Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ) iniciou, nesta segunda-feira (19/7), as audiências híbridas do 1º grau, após os índices epidêmicos recuarem a níveis moderados na maior parte do estado do Rio de Janeiro, segundo o último Mapa de Risco da Covid-19 da Secretaria Estadual de Saúde. A presidente do TRT/RJ, desembargadora Edith Tourinho, acompanhou as atividades das nove salas do Regional adaptadas para as audiências ao lado do corregedor do Tribunal, desembargador Jorge Fernando Gonçalves da Fonte; da desembargadora Maria das Graças Cabral Viegas Paranhos; e do presidente interino da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 1ª Região (Amatra1), o juiz Ronaldo Callado.

“O Tribunal, que já vinha funcionando com as audiências telepresenciais desde o ano passado,  agora dá mais um passo em direção à retomada das atividades. A constante redução dos níveis da Covid-19 no estado permitiu que abríssemos essa frente a fim de atender o público que tem dificuldade de acesso à internet. Estamos trabalhando para oferecer a máxima segurança para magistrados, servidores, partes interessadas, advogados e população em geral”, explicou a presidente do TRT/RJ.

Ao todo, 38 salas de audiência adaptadas (sendo 29 no interior e nove no prédio-sede do TRTRJ, para atender a demanda da capital) dentro das regras de distanciamento funcionarão em todo o estado à disposição das Varas de Trabalho (VTs). Às exceções desta primeira semana serão as unidades de Duque de Caxias e Itaperuna, por estarem em regiões com alto risco de contágio (bandeira vermelha). A disponibilidade de cada sala de audiência híbrida será avaliada semanalmente, tendo como base os índices epidemiológicos aferidos pelo Mapa de Risco da Covid-19. Segundo a Corregedoria do TRT/RJ, a 19ª, 46ª e 64ª VTs foram as primeiras unidades de 1º grau a utilizar os espaços adaptados da sede.

Medidas de segurança

Entre as medidas de segurança implementadas para permitir o acesso às dependências dos prédios do TRT/RJ, estão a medição da temperatura corporal no acesso aos prédios, a obrigatoriedade do uso da máscara cobrindo boca e nariz, as marcações no piso e nas cadeiras das salas de audiências a fim de permitir o distanciamento entre as pessoas. Além disso, foi disponibilizado álcool em gel a 70% nas salas e foram instaladas estruturas de acrílico em todas as estações de computadores para a proteção dos participantes.

Leia mais aqui. 

1.450 audiências telepresenciais em dois dias

Voltadas ao público (partes, testemunhas ou advogados) que possui dificuldades de acesso à internet, as audiências híbridas do Regional fluminense somam-se às já realizadas no formato telepresencial: entre segunda e terça-feira (dias 19 e 20/7), foram realizadas 1.450 audiências somente de forma on-line.

 

                                                             assinatura ACC