Início do menu.
Início do conteúdo.

Ultimas Notícias

Voltar

NOVAS JUÍZAS SÃO EMPOSSADAS COMO TITULARES PERANTE O ÓRGÃO ESPECIAL DO TRT/RJ

carrossel posse juizas
Data de criação: 09/5/2019 17:14:00

Em sessão ordinária do Órgão Especial nesta quinta-feira (9/5), no plenário Délio Maranhão (prédio-sede), foi realizada solenidade de ratificação de compromisso e posse das juízas Glaucia Alves Gomes e Juliana Pinheiro de Toledo Piza, para exercerem o cargo de juiz titular de vara do trabalho. Elas assumem a titularidade, respectivamente, da 1ª Vara do Trabalho de Barra do Piraí e da 2ª Vara do Trabalho de Campos dos Goytacazes. A sessão foi conduzida pelo presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ), desembargador José da Fonseca Martins Junior.

Proferiu o discurso de saudação das magistradas, em nome do Tribunal, a corregedora do TRT/RJ, desembargadora Mery Bucker Caminha. Ela destacou que as magistradas são comprometidas e vocacionadas, preocupadas não apenas com as questões técnicas, mas com a função social do juiz. “Acredito que farão um excelente trabalho em prol da comunidade local”, disse a corregedora. 

Na sequência, o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ), Fabio Villela, lembrou que as juízas têm um desafio pela frente neste momento de ataques contumazes à Justiça do Trabalho, que seria “reforçar as trincheiras da boa guerra: a da efetividade dos direitos sociais”. O juiz Ronaldo Callado, presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 1ª Região (Amatra1), também proferiu discurso de boas-vindas, assinalando a importância de qualidades como a serenidade e o bom-senso no exercício da magistratura.

montagem juizas
Assinatura do Termo de Compromisso e Posse da juíza Glaucia Gomes.  À direita, o presidente do TRT/RJ cumprimenta a juíza Juliana Piza 

A juíza Glaucia Alves Gomes assume vaga decorrente da aposentadoria da juíza Nathalia Thami Chalub Prezotti, pelo critério de merecimento. Já a magistrada Juliana Pinheiro de Toledo Piza foi promovida por antiguidade e assume vaga decorrente da posse do juiz Jorge Orlando Sereno Ramos no cargo de desembargador.

HOMENAGENS

No início da sessão do Órgão Especial, foi aprovada, por unanimidade, a proposta de resolução administrativa que confere ao Fórum da Lavradio o nome “Fórum Desembargador do Trabalho Christovão Piragibe Tostes Malta”. De acordo com a minuta da resolução, o “renomado jurista exerceu a magistratura entre 1957 e 1980, engrandecendo esta Corte com seu saber jurídico e acentuando espírito de colaboração, tendo concorrido sobremaneira no que diz respeito aos interesses da instituição desde seu ingresso neste Regional, que se deu por ocasião do primeiro concurso público para provimento de cargos de juiz do Trabalho substituto desta Corte”. “Fico muito emocionado com essa homenagem”, disse o presidente do TRT/RJ.

Tostes Malta ingressou no Regional fluminense, como substituto, em 1957, sendo promovido no mesmo ano a titular. Em 1980, se aposentou e retornou à carreira da advocacia, fundando, em 1989, o escritório Tostes Malta Advogados Associados. O magistrado lecionou em instituições de ensino superior, foi diretor da faculdade de Direito Estácio de Sá, autor de livros jurídicos, participou de diversas bancas de concurso, organizou e coordenou seminários e debates, atuando nesses eventos também como expositor. Ele faleceu em 15 de março de 2017. 

Outra homenagem no Órgão Especial foi feita ao servidor do TRT/RJ Leonardo Fontes Bollentini, que faleceu em agosto de 2018. Foi aprovada resolução administrativa que dá o nome do servidor à sala-cofre do prédio-sede. Ele ingressou no Tribunal em 1988 e sempre atuou na área de Tecnologia da Informação (TI) em vários cargos de gestão, exercendo o cargo de diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação entre 2010 a 2016. O agraciamento deve-se à contribuição do servidor para implementação do Processo Judicial Eletrônico na 1ª Região e modernização do parque de informática. A sala-cofre é o local que abriga todo o parque tecnológico de TI do TRT/RJ, oferecendo condições de total confiabilidade e segurança no armazenamento dos equipamentos e informações, uma vez que possui avançados recursos para preservar a integridade de equipamentos e dados da instituição.

assinatura_AIC