Início do menu.
Início do conteúdo.

Ultimas Notícias

Voltar

COMARCA DE QUEIMADOS RECEBE NOVAS INSTALAÇÕES

Data de criação: 04/12/2018 16:04:00

Placa de inauguração da nova VT de QueimadosA administração do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ) do biênio 2017-2019 chega ao fim com mais uma realização: a inauguração, nesta terça-feira (4/12), da nova Vara do Trabalho de Queimados, localizada no bairro Vila Camarim (Avenida Camilo Cristófano, nº 255). A edificação, que tem aproximadamente 310 metros quadrados, foi construída pelo TRT/RJ ao longo deste ano, em um terreno de cerca de 1.060 metros quadrados, doado à União pela Prefeitura da cidade da Baixada Fluminense.

Na solenidade de inauguração, o presidente do TRT/RJ, desembargador Fernando Antonio Zorzenon da Silva, observou que a VT é a primeira construída ao longo da sua gestão, o que se deve ao empenho dos servidores envolvidos nessa empreitada e à continuidade de um movimento iniciado pelo presidente do TRT/RJ do biênio 2013-2015, desembargador Carlos Alberto Araujo Drummond, convidado a compor o dispositivo de honra. “Foi ele (o ex-presidente) quem deu o pontapé inicial, obtendo junto à Prefeitura a doação do terreno”, relatou o presidente. Segundo ele, “o novo imóvel é simples, como tudo na Justiça do Trabalho deve ser”.

Integraram, também, o dispositivo de honra da cerimônia o prefeito de Queimados, Carlos de França Vilela, e o presidente da 54ª subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - Queimados, José Bôfim Lourenço Alves. Ambos destacaram e agradeceram o esforço do Tribunal para viabilizar as novas instalações. De acordo com o prefeito, o município não foi afetado pela crise, vivendo um momento de pujança econômica que reforça a importância de uma Justiça do Trabalho fortalecida: “Apesar da crise, não foi fechada uma fábrica em Queimados”.

Confira mais fotos da solenidade em álbum do Flickr. 

FÓRUM MODELO

Aprovado pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), o projeto do novo fórum é considerado modelo – inclusive para outros regionais -, caracterizando-se pela execução de uma obra econômica, realizada em curto espaço de tempo, e pela horizontalidade da edificação, que atende a critérios de funcionalidade, sustentabilidade e acessibilidade.

Até então, a VT de Queimados ocupava um imóvel alugado pela Prefeitura e cedido ao TRT/RJ. A sede própria vai permitir modificações nas instalações, o que não era possível em um imóvel alugado. O espaço é dividido em sala de audiências, secretaria, gabinete do juiz, sala da OAB e área de espera climatizada com banheiros para uso público, além de outros espaços projetados para atendimento das demandas internas. A edificação atende a todos os critérios de acessibilidade, com sanitários acessíveis, rampa e piso tátil (feito com material diferenciado, para facilitar a locomoção de pessoas com deficiência visual).

PROJETOS EM ANDAMENTO

À frente da gestão do TRT/RJ até o fim de janeiro de 2019, o desembargador Zorzenon reforçou a importância de que a próxima administração dê continuidade a projetos já aprovados, para construção de novas unidades em Petrópolis, Macaé e Resende, que representarão uma economia de R$150 mil reais com despesas de aluguel. As obras para concretizar esses projetos estão em fase de licitação.

 

assinatura_AIC