Últimas Notícias

Voltar

Centro de Memória do TRT/RJ ganha novas instalações

visita institucional ao centro de memória
Data de criação: 18/1/2023 14:38:00

O Centro de Memória do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ), destinado à exposição do acervo histórico e memorialístico da Justiça do Trabalho fluminense, ganhou novas instalações. Ele agora fica localizado no espaço que foi ocupado pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Rio de Janeiro (SRTE/RJ) e pela Caixa Econômica Federal, próximo à entrada pela Rua da Imprensa do prédio-sede. Nesta quarta-feira (18/1), ocorreu a entrega simbólica do local, com a presença da presidente do TRT/RJ, desembargadora Edith Tourinho, do presidente eleito para a próxima gestão (que assume o cargo no final deste mês), desembargador Cesar Marques Carvalho, de magistrados e servidores.

Durante a visita, a presidente da Comissão de Gestão da Memória, desembargadora Claudia Maria Samy, agradeceu o apoio da administração do tribunal em alocar o Centro de Memória num espaço mais amplo e acessível, visto que ele ficava em um anexo do prédio-sede (próximo à entrada do prédio-sede da Avenida Presidente Antonio Carlos). A organização total do acervo ainda está em construção, mas o Centro de Memória já está aberto à visitação, de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 15h30. Visitas guiadas de instituições podem ser agendadas pelo telefone (21) 2380-5415.
 

centro de memória imagem panorâmica

 

Saiba mais

O Centro de Memória do TRT/RJ foi criado pela Resolução Administrativa nº 14/2014 e inaugurado em 27 de janeiro de 2015. Atualmente, ele é administrado pela Divisão de Gestão Documental e da Memória (Didem), vinculada à Secretaria de Documentação.

Estão em exposição permanente uma sala de audiências de Junta de Conciliação e Julgamento e uma sala de julgamentos de sessões de segunda Instância, além de outras peças relevantes, tais como: móveis, utensílios e documentos de valor histórico-institucional. Um dos itens expostos é o globo para sorteio, instrumento de trabalho utilizado até junho de 1992 para distribuição das ações trabalhistas nas unidades judiciárias do TRT/RJ.

 

montagem centro de memória
Itens do acervo: sala de sessão e globo usado para distribuição de feitos 

assinatura SCC