Ultimas Notícias

Voltar

"Desafios econômicos na pandemia" é o tema que abre seminário on-line do TRT/RJ nesta 2ª f (19/10)

Data de criação: 16/10/2020 15:30:00
Nesta segunda-feira (19/10), às 16h, o Programa Trabalho Seguro do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ) dá início ao seminário on-line “Diálogos sobre o Trabalho Seguro II: Cenário Pós-Pandemia”. O encontro, que contará com quatro painéis, acontece até o dia 22/10 - sempre às 16h - e será transmitido ao vivo pelo canal do TRT/RJ no YouTube.
 
O evento é voltado em especial a magistrados, servidores, advogados, procuradores, jurisdicionados e estudantes e, para participar, não é necessário fazer inscrição prévia (saiba mais, abaixo, sobre a concessão de certificados e horas de participação).
 
Neste primeiro painel - que contará com a participação da ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Delaíde Alves Miranda Arantes na abertura e será mediado pelo juiz do Trabalho Flávio Alves Pereira -, os debatedores Alessandro Molon (deputado federal) e José Luiz Pedro de Barros (gerente institucional de saúde e segurança do trabalho da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro - Firjan) discutirão os "Desafios econômicos na pandemia". O objetivo do tema é aprofundar o diálogo com a sociedade para a construção de um mundo do trabalho mais saudável, sob os pontos de vista mental e emocional, diante de um novo e desafiador cenário econômico. 
 
Confira a programação dos próximos painéis:
  • 20/10, 16h - 2° painel: "Impactos emocionais da pandemia no mundo do trabalho";
  • 21/10, 16h - 3° painel: "Desigualdade/antidiscriminação no trabalho";
  • 22/10, 16h - 4° painel: "Audiência virtual: Justiça do Trabalho e saúde".
Saiba mais sobre eles aqui.
 
Sobre os participantes do 1º painel - "Desafios econômicos na pandemia" (19/10)
 
Mediador: O juiz do Trabalho Flávio Alves Pereira é presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho da 1ª Região (Amatra1).
Debatedores:
  • Alessandro Molon é deputado federal; graduado em Direito pela PUC-RJ, com mestrado em História pela UFF; professor de graduação em Técnica Legislativa pela PUC-RJ;
  • José Luiz Pedro de Barros é gerente institucional de saúde e segurança do trabalho da Firjan; membro da bancada Grupo de Estudo Tripartite Sobre Gestão da Segurança e Saúde do Trabalho (NR1); membro do Conselho de Relações Trabalhistas da Confederação Nacional da Indústria (CNI); assessor técnico do Conselho Empresarial Trabalhista e Sindical da Firjan.

 

Sobre a certificação de participação
 
  • Para os juízes do trabalho, serão atribuídas horas de formação;
  • Para o publico externo, será fornecido certificado de participação a partir do dia 26/10, por meio de link disponibilizado na página do Programa Trabalho Seguro no portal do TRT/RJ;
  • Para os servidores, serão fornecidas horas de capacitação pela Esacs, a partir de 26/10,  por meio de link disponibilizado na página do  Programa Trabalho Seguro, no portal do TRT/RJ. 
 
Sobre o Programa Trabalho Seguro
 
O Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho é uma iniciativa do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSTJ), em parceria com diversas instituições públicas e privadas, visando à formulação e execução de projetos e ações nacionais voltados à prevenção de acidentes de trabalho e ao fortalecimento da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho. O TRT/RJ participa do Programa Trabalho Seguro, que tem como gestores regionais o desembargador Alexandre Teixeira de Freitas Bastos Cunha e o juiz Francisco Montenegro Neto, e como unidade executora a Coordenadoria de Disseminação da Segurança do Trabalho e Responsabilidade Socioambiental (CDIS).
 
 
assinatura AIC